PALAVRA DO ESPECIALISTA - DRA ADRIANA

 

Trauma Dental na Criança

 

As crianças estão sujeitas a sofrer trauma nos dentes a qualquer momento, porém nas escolas ou em casa muitos ainda não sabem o que fazer e se sentem perdidos e desesperados frente a uma situação desagradável como essa.

Vamos entender melhor o trauma dental na criança?

 

Como acontece?

A primeira infância, que compreende a fase de 0 a 3 anos de idade, é o período de maior risco para o traumatismo nos dentes. O trauma pode resultar em dentes fraturados, deslocados ou levar à perda definitiva do elemento.

Os fatores mais comuns associados são: queda do berço, falta de equilíbrio e coordenação motora, quedas e colisões, acidentes durante atividades físicas, acidentes de trânsito e violência.

 

CTA - TRAUMA DENTAL

 

Quais são as consequências?

O traumatismo na dentição pode impactar de forma negativa na vida da criança, como por exemplo, na estética do sorriso, na funcionalidade e em casos mais severos levar a danos psicológicos.

 

O que deve ser feito?

Os pais devem ser informados sobre a ocorrência do trauma dental na criança imediatamente e deve ficar bem esclarecido as possíveis ocorrências que podem vir a surgir devido ao traumatismo, tais como:

 

  • Alterações na coloração do dente
  • Complicações na polpa do dente
  • Inchaço no rosto (abscesso devido a necrose da polpa)
  • Dor
  • Hemorragia

 

É importantíssimo esclarecer que todo traumatismo envolvendo a dentição decídua, pode repercutir na dentição permanente, levando a alterações estruturais nos dentes que ainda estão se desenvolvendo dentro dos ossos da maxila e da mandíbula.

Os futuros dentes permanentes podem vir a nascer com hipoplasia de esmalte, hipocalcificações, dilacerações na coroa/raiz e até mesmo distúrbios na irrupção dos dentes, gerando atrasos.

O traumatismo dentário pode ser simples ou complexo, podendo ser desde uma simples fratura de esmalte até fraturas radiculares mais extensas ou avulsão total.

O tratamento do paciente com traumatismo merece todo um cuidado especial, levando em consideração todos os aspectos, principalmente o emocional da criança e as dúvidas e expectativas dos pais.

Nos casos de traumatismo não se desespere, tente manter a calma! Procure um odontopediatra e faça uma consulta.

Quando o traumatismo ocorrer em feriados ou datas especiais, procure um hospital mais próximo para um atendimento inicial.

 

 

DRA ADRIANA DALBONI

 

Consultório:

Dalboni Odontologia
Rua Loefgreen, 1.455 – Vila Clementino

(11) 3534-1390 / (11) 9 8108-4415
www.dalboniodontologia.com.br

 

FEBRE E CONVULSAO NA ESCOLA - CRECHE SEGURA

 

CTA - EBOOK FEBRE