FORMAÇÃO PARA ESCOLAS E EDUCADORES

Com o objetivo de promover um ambiente escolar mais seguro e saudável, oferecemos conhecimentos e práticas essenciais para capacitar a equipe escolar. Nossa missão é garantir que todos os envolvidos estejam preparados para agir de forma preventiva e eficiente em situações de risco. Explore o portfólio completo aqui

PRIMEIROS SOCORROS - presencial

CARGA HORÁRIA

4h30 (básico) ou 6h30 (avançado)

PÚBLICO-ALVO

Professores, gestores, equipe administrativa e de apoio escolar

LOCAL

Sede da escola

OBJETIVOS

Por meio de oficinas práticas e simulações, o educador será capacitado a: reconhecer sinais e sintomas de emergência, compreender as diferenças entre os serviços de emergência e quando acioná-los, aplicar condutas básicas de primeiros socorros no cotidiano escolar, identificar os materiais e suportes necessários para essa prestação, entender seus limites de atuação dentro do ambiente escolar e, finalmente, reconhecer situações de risco para promover a prevenção de acidentes.

CRONOGRAMA 

  • Cronograma Detalhado acesse aqui
  • Orientações iniciais: Limite de atuação da equipe escolar, números de emergência, código azul escolar  e kit de primeiros socorros para escolas.
  • Discussões: Indicações da aplicação de gelo e outros recursos para atendimento dos estudantes, prevenção de acidentes, prevenção do sufocamento, reação alérgica, picadas de insetos, sangramento nasal, apneia do choro, lesão ocular, entre outras.
  • Oficinas práticas : Atendimento ao trauma na cabeça e controle de sangramento; imobilização para fraturas, entorses e luxações; aplicação de ponto falso, atendimento a convulsão, manobra de desengasgo do bebê, criança e adulto, ressuscitação cardiopulmonar, primeiros socorros psicológicos, entre outras.

DIFERENCIAIS

    • O cronograma pode ser ajustado às necessidades da escola.
    • Conheça o cronograma detalhado, acesse aqui.
    • Monitoramento pelo Programa Escola Segura por 24 meses, saiba mais aqui.
PRIMEIROS SOCORROS - a distância

CARGA HORÁRIA

6h30

PÚBLICO-ALVO

Professores, gestores, equipe administrativa e de apoio escolar

MODALIDADE

A distância

OBJETIVOS

Ao final do curso, espera-se que o aluno tenha ampliado seu conhecimento e esteja apto a:

  • Reconhecer sinais e sintomas de situações que demandem atenção imediata.
  • Compreender a diferença entre os serviços de emergência e saber acioná-los de maneira adequada quando necessário.
  • Conhecer as principais condutas de primeiros socorros aplicáveis no ambiente escolar.
  • Identificar os materiais e recursos de apoio essenciais para a prestação de primeiros socorros.
  • Reconhecer seus limites de atuação no contexto escolar, respeitando seu papel profissional.
  • Aplicar de forma segura e consciente ações básicas de primeiros socorros, sempre dentro de suas atribuições e competências profissionais.

Esta formação não tem como objetivo capacitar o profissional, pois não inclui atividades práticas presenciais. No entanto, ela oferece uma atualização valiosa, fornecendo informações sobre os protocolos mais recentes de primeiros socorros no ambiente escolar.

CRONOGRAMA 

Atendimento ao trauma na cabeça – Galo
Atendimento ao trauma na cabeça – Ferimento
Atendimento ao trauma na cabeça – Perda de consciência
Atendimento ao trauma dental e da cavidade oral
Ferimentos
Kit de Primeiros Socorros
Queimaduras
Atendimento ao sangramento nasal
Atendimento de mordidas entre crianças
Engasgo do Bebê
Engasgo da Criança
Atendimento do desmaio
Reação alérgica
Adrenalina autoinjetável
Números de emergência
Febre na Escola
Convulsão febril
Convulsão na Escola
Fraturas, entorses e luxações
Revisão

ACESSE A PLATAFORMA

SAÚDE ESCOLAR E CUIDADOS PEDAGÓGICOS

CARGA HORÁRIA

4h30 por módulo

PÚBLICO ALVO

Professores, gestores, equipe administrativa e de apoio escolar

LOCAL:

Sede da escola 

OBJETIVOS

Ao implementar protocolos e padronizar as práticas de cuidados, a escola previne as doenças e estimula a educação em saúde e o autocuidado, tanto para equipe como para seus alunos que serão capazes de cuidar de si e do outro.

CRONOGRAMA EQUIPE

  • Cronograma Detalhado acesse aqui
  • Orientações iniciais: levantamento de necessidades, orientações sobre o processo de saúde na escola e definição do papel da escola x família x equipe escolar
  • Discussões: medicação segura, sono seguro, manejo da diarreia, assaduras e piolhos na escola, higiene nasal x lavagem nasal, manejo da febre na escola e controle de surtos de doenças.
  • Oficinas práticas: Troca de Fraldas e higiene, manobra de desengasgo do bebê e da criança, manejo das mordidas entre crianças e banho seguro.

DIFERENCIAIS

    • O cronograma pode ser ajustado às necessidades da escola.
    • Conheça o cronograma detalhado, acesse aqui.
    • Monitoramento pelo Programa Escola Segura por 24 meses, saiba mais aqui.
PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA ESCOLA E CIPAVE

CARGA HORÁRIA

4h30

PÚBLICO ALVO

Professores, gestores, equipe administrativa e de apoio escolar.

LOCAL

Sede da escola

OBJETIVOS

Os participantes são organizados em pequenos grupos e, com a orientação dos facilitadores, realizam atividades práticas para identificar e avaliar riscos de acidentes. Essas avaliações são feitas considerando a faixa etária dos alunos (com foco no desenvolvimento neuropsicomotor), o nível de conhecimento da equipe sobre os diferentes tipos de prevenção de acidentes (primária, secundária e terciária) e a estrutura física da escola. Além disso, são fornecidas orientações sobre a implementação da CIPAVE (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência na Escola), visando promover um ambiente escolar mais seguro e prevenido contra acidentes.

CRONOGRAMA

Cronograma detalhado acesse aqui

  • Orientações iniciais: definição de acidentes (ciência x senso comum); Causas dos acidentes; Definição de prevenção de acidentes; Tipos de prevenção de acidentes; Responsabilidade civil/criminal da escola e equipe.
  • Oficinas práticas: revisão das características do desenvolvimento neuropsicomotor das crianças e acidentes mais comuns de acordo com a idade, identificação de riscos estruturais no ambiente escolar, identificação de riscos relacionados a supervisão do adulto, simulação de uma plenária da CIPAVE (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência na Escola).
  • Discussões: importância de constituir uma CIPAVE, registro eficiente das ocorrências escolares e os indicadores de saúde e segurança na escola.

DIFERENCIAIS

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