ANSIEDADE NA INFÂNCIA, COMO O EDUCADOR PODE AJUDAR?
Abordaremos hoje sobre um assunto pouco discutido entre pais e educadores: ansiedade na infância, como o educador pode ajudar?
Entendemos por ansiedade, à reação a algum perigo ou ameaça de que algo será perdido, gerando um sentimento que esta “perda” provoca.
Podemos citar como exemplo, uma situação que causa grande ansiedade na criança pequena, que compreende aproximadamente até os cinco anos de idade:.
Por sua incapacidade de distinguir entre a ausência temporária e a perda permanente; algumas crianças choram ao se separar da mãe, como por exemplo quando vão para a escola. Ela sente como se a mãe nunca mais fosse voltar, e esses sentimentos são interpretados como medo, tristeza, dor. Na ausência da mãe, aparece a fantasia de que suas necessidades não serão supridas, aí a criança chora e não quer entrar na escola.
Existem recursos para amenizar esse conflito, que é a brincadeira infantil, sendo um excelente método usado com as crianças para fazer experiências, e consequentemente tranquiliza-las.
Brincando a criança representa situações ameaçadoras e que causam sofrimento no seu dia a dia, e com isso usa da sua fantasia para elaborar tais sentimentos e lidar com seus medos e fantasias desagradáveis.
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Esse deslocamento que a criança faz do seu mundo interno para o externo, através da brincadeira, faz com que ela consiga lidar melhor com seus medos e fantasias.
Nesse contexto, o educador poderá ajudá-la, oferecendo junto com os colegas brincadeiras em grupo, com essa atividade a criança irá vivenciar experiências, que posteriormente irão auxilia-las a resolver seus medos e fantasias.
A partir dos sete anos a criança já controla melhor a sua ansiedade, e os limites impostos pelos pais e as regras estabelecidas pela escola a ajudam a se organizar emocionalmente e controlar melhor sua ansiedade.
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A criança precisa criar seus próprios recursos para aprender a lidar com a ansiedade, incentivar a independência é uma grande forma dos pais ajudarem as crianças. Importante sempre lembrar, não fazer para os filhos, o que eles já podem fazer sozinhos.
Teresa Baghtchedjian
Psicóloga clínica, 35 anos de experiência em consultório. Especialista em Terapia Familiar e de Casal. Ludoterapia, Psicomotricidade e Adolescentes
Consultório: Clínica Psicológica Infantil
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