Abordaremos um assunto que é de interesse dos pais e professores, “ Por que as crianças mordem?”.
Começamos sobre os primeiros anos de vida da criança, salientando que o seu primeiro contato com o mundo é com o seio da mãe, na sua amamentação.
Essa fase, chamamos de “fase oral”, que dura até os dois anos de idade, mas, dependendo da criança, pode se alongar um pouco mais. A criança explora o mundo exterior, sentindo prazer através da boca.
Morder é a manifestação do que se deseja, é a exploração do objeto antes de incorporá-lo. Incluímos nessa fase, entre outras manifestações, os empurrões e os puxões de cabelo.
A mordida acontece tanto em casa, quanto na escola, isso porque, a criança ainda não tem a linguagem desenvolvida e quer logo resolver o conflito.
Você pode gostar:
O que fazer após uma mordida entre crianças?
A mordida é uma forma de lidar com as suas frustrações, porque ela ainda não sabe expressar verbalmente seus sentimentos, como raiva, ciúme, disputa.
Podemos dizer que esse comportamento é considerado normal, até mais ou menos três anos de idade.
Conheça nossas formações e assessoria sobre saúde e segurança escolar, acesse o portfólio aqui.
A partir daí já podemos colocar os limites, estabelecendo onde termina o seu corpo e começa o do outro.
Dizer para as crianças que a mordida dói no outro, e identificar o porquê desse comportamento, além de orientar a criança que recebeu a mordida não revidar e também não excluir o “mordedor”, já que esse comportamento dificultará ainda mais a sua socialização.
Aos poucos, à medida que a linguagem for sendo desenvolvida, e as construções sociais adquiridas, as mordidas vão sendo substituídas pelo diálogo.
Receba nossas publicações e mantenha-se atualizado sobre saúde e segurança na escola. Cadastre-se aqui.
Teresa Baghtchedjian
Psicóloga clínica, 35 anos de experiência em consultório. Especialista em Terapia Familiar e de Casal. Ludoterapia, Psicomotricidade e Adolescentes
Consultório: Clínica Psicológica Infantil
Rua Engenheiro Pegado, 2.110 – Vila Carrão / Tel: (11) 2597-8092 / Site: clinicapsicologicain.wix.com/teresapsicologa
Publicado em: 04/04/2016
Revisado em: 29/04/2017
Muito interessante este conteúdo, Teresa. Excelente. Parabéns. Embora minha filha já tenha 12 anos, seu conteúdo me instruiu e agora posso orientar meus amigos pais. Abraço