16 RECOMENDAÇÕES PARA ESTIMULAÇÃO DE CRIANÇAS COM MICROCEFALIA:
1. O aumento no número de casos de microcefalia
2. As recomendações da Organização Mundial de Saúde sobre microcefalia
3. A importância da estimulação
4. Veja a lista com as 16 recomendações para estimulação de crianças com microcefalia
1. O aumento no número de casos de microcefalia
Em outubro de 2015 o governo brasileiro iniciou investigações conjuntas com o estado de Pernambuco, depois de observar o número crescente de casos de microcefalia, especialmente nesse estado, após a confirmação da alteração no padrão de casos de microcefalia.
Em novembro, após a confirmação da presença de zika vírus no líquido amniótico de mulheres grávidas no estado da Paraíba, pela Fiocruz, a associação da infecção por zika vírus com a microcefalia foi confirmada.
Em fevereiro de 2016 a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou que a associação de microcefalia e outros distúrbios neurológicos relatados no Brasil é uma emergência de saúde pública de importância internacional. Vários países relataram um aumento da incidência de casos de microcefalia.
Você pode gostar:
Gripe H1N1, o que a escola precisa saber.
Escola inclusiva: O aluno com microcefalia, o que a escola pode fazer?
2. As recomendações da Organização Mundial de Saúde sobre microcefalia
Para a OMS, os profissionais de saúde devem trabalhar em conjunto com colegas de outros setores, como serviço social e educação, para responder adequadamente às demandas de saúde mental e psicossocial.
Os pais e cuidadores de crianças com microcefalia, mesmo que não apresentem complicações neurológicas, devem ser orientados sobre a importância do brincar e de atividades de comunicação para a promoção do desenvolvimento delas. Os pais e cuidadores devem ser envolvidos nesse processo o máximo possível.
A recomendação da OMS para as crianças com microcefalia e complicações neurológicas é promover o desenvolvimento delas. Todas as crianças, inclusive aquelas com atrasos no desenvolvimento e complicações neurológicas, podem aprender e desenvolver habilidades. Os pais, cuidadores e professores podem auxiliar o desenvolvimento das crianças através do envolvimento em atividades cotidianas e no brincar.
Você pode gostar:
E-book: A importância de conhecer sobre primeiros socorros.
Modelo de circular sobre a H1N1.
3. A importância da estimulação
O período mais rico no desenvolvimento do Sistema Nervoso (SN) é o primeiro ano da vida, por causa das grandes alterações das estruturas e do aumento das redes de comunicação entre os neurônios. É um período de muitas novidades e aprendizagem.
Todos nós temos a capacidade individual para aprender novas opções de movimento, controlar o tal movimento em atividades funcionais e readquirir a função motora após a lesão, que é regulada pelo potencial existente e pelo ambiente criado para isso.
Muitas mães decidem voltar ao trabalho e optam por deixar seus filhos na creche, por isso é importante que tanto a família quanto a escola estejam preparadas para receber os bebês com microcefalia e propiciar os estímulos que ele necessita.
Os profissionais de saúde que atuam em equipes multidisciplinares, como fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais, podem orientar as creches e escolas, compartilhando conhecimento e fornecendo ferramentas que:
- Possibilitem que os cuidadores e professores promovam os estímulos necessários para auxiliar o desenvolvimento das crianças;
- Facilitem o trabalho de quem atua na escola.
Conheça nossas formações e assessoria sobre saúde e segurança escolar, acesse o portfólio aqui.
4. Veja a lista com as 16 recomendações para estimulação de crianças com microcefalia:
1. Mantenha a criança bem alinhada no bebê conforto ou carrinho, se necessário use rolinhos de toalha ou almofadinhas;
2. Carregue o bebê de barriga para baixo, apoiando uma das mãos sob a barriga e a outra entre as pernas;
3. Durante as trocas de fraldas converse com o bebê, alongue as perninhas e movimente os quadris dele, rolando de um lado para outro;
4. Mantenha o bebê de barriga para baixo utilizando um rolinho de toalha sob o peito, desta forma será mais fácil para manter a postura. Aproveite este tempo para interagir com o bebê;
5. Sente a criança, usando apoio, se necessário;
6. Olhe para o rosto da criança, enquanto conversa com ela;
7. Chame a criança pelo nome e observe se ela responde;
8. Faça gestos associados a palavras, como “tchau”;
9. Cante músicas infantis, fazendo gestos;
10. Fale o nome das coisas para a criança, dentro do contexto;
11. Sempre que possível utilize acessórios coloridos como tiaras e óculos coloridos para que a criança mantenha a atenção no rosto do cuidador;
12. Faça brinquedos com contraste (preto e branco ou preto e amarelo) e utilize os perto do rosto da criança para que ela consiga enxergar com mais nitidez;
13. Utilize texturas diferentes como algodão, esponja e toalhas nos pés e nas mãos para oferecer estímulos sensoriais;
14. Utilize brinquedos que emitam sons e luzes;
15. Ofereça brinquedos que sejam fáceis de pegar com as mãos e estimule o bebê a explorá-los (bater em uma mesa, chacoalhar, jogar);
16. Faça massagens e diga o nome da parte do corpo que está massageando.
Receba nossas publicações e mantenha-se atualizado sobre saúde e segurança na escola. Cadastre-se aqui.
Ana Elise Garcia Lopes Chaves Rosati
Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo
Janaina Yoko Nascimento
Graduada em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Silvia Ferraresi
Graduada em pedagogia pela faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Graduada em Fisioterapia pela Universidade de Mogi das Cruzes
Publicação: 06/08/2016
Atualização: 18/06/2019
Referências:
- NUNES ML, CARLINI CR, MARINOWIC D, NETO FK, FIORI HH, SCOTTA MC, et al. Microcefalia e vírus Zika: uma análise clínica e epidemiológica do surto atual no Brasil. J Pediatr (Rio J). 2016; 92: 230-40.
- OLIVEIRA CS, da Costa Vasconcelos PF. Microcephaly and Zika virus. J Pediatr (Rio J). 2016;92:103-5.
- Organização Mundial de Saúde . Apoio psicossocial para as mulheres grávidas e para as famílias com microcefalia e outras complicações neurológicas no contexto das orientações provisórias vírus Zika para os prestadores de cuidados de saúde. Organização Mundial de Saúde , de Fevereiro de 2016.
- CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL. Parecer sobre estimulação precoce e microcefalia. [internet], disponível em: http://www.crefito3.org.br/dsn/pdfs/parecermicrocefalia.pdf Acesso em 05/08/2016.
Oi, sou auxiliar de uma criança de cinco anos que frequenta a turma do pré. Gostaria de receber orientações de como desenvolver atividades pedagógicas com ela. E sou professora de uma criança com microcefalia a idade idade 5 anos não fala não anda, trabalho em escola publica, quero ajuda de como falar sobre ela relatório obrigado.
Oi Flávia, você conhece a ONG Abraço Microcefalia? procure por essa instituição, eles saberão como direcionar seu trabalho com essas crianças!
Um abraço.
Sou Psicopedagoga em uma escola da rede pública, recebemos um educando com um laudo de microcefalia. Gostaria se possível, receber sugestões de como trabalhar esse educando e quais matérias ou jogos posso usar ???
Olá Vilma, nos falamos por e-mail sobre sua solicitação.
Um Abraço.
Oi, sou auxiliar de uma criança de cinco anos que frequenta a turma do pré. Gostaria de receber orientações de como desenvolver atividades pedagógicas com ela.
boa tarde ;sou monitora de crianca de nicrocefalia idade 2 anos nao fala nao anda trabalho en escola publica de gov valadares m,g quero ajunda como fala sobre ela .relatorio.obrigado
Sou tutora de uma criança com microcefalia com 2 anos de idade e gostaria de receber materiais e informações para ajudar a menina.
Olá Beatriz,
Publicamos regularmente algumas matérias em nosso site com apoio de profissionais de diversas áreas.
Mas você poderá acessar materiais oficiais sobre o tema no site do Ministério da Saúde:
http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/leia-mais-o-ministerio/1234-secretaria-svs/vigilancia-de-a-a-z/microcefalia/l2-microcefalia-svs/22706-publicacoes
Um Abraço.
existe alguma ONG vinculada ao projeto creche segura na região de Campinas.
Att
Olá Tiago, boa tarde.
Não temos nenhuma empresa ou ONG vinculada a Creche Segura, mas atendemos todo o Brasil.
Se desejar lhe enviamos uma apresentação e portfólio por e-mail.
Um Abraço.
A formação continuada os profissionais que atuam na educação infantil não tem assumido seu papel, o resultado será como outras necessidades especiais;;….fazer de conta que inclui.
As associações de pais de crianças com microcefalias precisam despertar para esta questão.
O poder público deve isso à estas crianças, Elas são vitimas. Não devem pagar outro ônus em suas vidas.
Olá Maria Salete,
Agradecemos pela sua contribuição!!
Como posso referenciar este artigo? Não vejo nome do autor =(
Olá Gabriela!
Colocamos agora o nome das autoras no artigo, porém descrevo abaixo para você referenciar:
– Ana Elisa Garcia Lopes Chaves Rosati
Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo
– Janaina Yoko Nascimento
Graduada em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
– Silvia Ferraresi
Graduanda em pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
Graduada em Fisioterapia pela Universidade de Mogi das Cruzes
Muito obrigada !!!
se possível, vocês poderiam informar a data da publicação?
Olá Gabriela, a data de publicação deste artigo foi em 06 de agosto de 2016.
Vamos acrescentar essa informação em nossas publicações!!!
Um abraço.